Este conteúdo foi desenvolvido por Daniel Gutiérrez Patiño – CEO do projeto Saving The Amazon
A ONG Saving the Amazon começou há 8 anos como resultado de uma ambição de reverter as mudanças climáticas, ajudar pessoas vulneráveis e como a desculpa perfeita para unir o mundo sob uma causa.
Saving the Amazon é um projeto autossustentável que, para cumprir uma oferta de valor, tem sido absolutamente rigoroso e sistemático no seu processo de funcionamento.
Depois de muitos anos de esforço e dedicação, transformou as condições de vida de mais de 25 comunidades na Colômbia, Brasil e Peru, não só porque elas receberam renda para restaurar seus territórios com o plantio de árvores, mas também porque foram envolvidas como a engrenagem central de uma cadeia de valor que as obriga a serem atores-chave na conservação do mais importante santuário ecológico do planeta, a floresta Amazônica.
A Amazônia é vida pura. Nesta área conhecida simbolicamente como “o pulmão do mundo”, mais de 10% do carbono mundial é capturado, 20% da água doce do planeta flui por seus rios, abriga 10% da biodiversidade faunística da Terra, é formado por 9 países, e habitam mais de 350 grupos indígenas. Na atualidade está altamente ameaçada e segundo estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais do Brasil (INPE) pode ser reduzida em até 50% no 2050. É por isso que buscamos restaurar a Amazônia e aumentar a conscientização mundial sobre a importância da conservação e cuidado deste ecossistema.
Saving The Amazon é um motor de transformação para que a vida seja compreendida a partir da comunidade e da simbiose com a natureza, assim como das comunidades indígenas.
O projeto está alinhado com 9 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para cumprir a agenda 2030 da ONU e com o propósito de medir nosso impacto e ter uma diretriz clara de onde trabalhar para continuar com a transformação social, econômica e ambiental apostando na construção de um mundo mais equitativo, sustentável e pacífico. Acreditamos que a mudança é possível e sonhamos em viver um futuro em harmonia com a natureza e a humanidade.
O ADN do projeto é constituído por três pilares: 1) Recuperação e conservação, 2) Construção do tecido social e 3) Desenvolvimento tecnológico.
O primeiro é feito através da restauração e conservação de territórios plantando árvores e cuidando delas por 36 meses.
O segundo pilar está relacionado à inclusão social e ao vínculo que as comunidades indígenas têm como principais aliados de Saving The Amazon para desenvolver todas as atividades florestais, gerando grandes benefícios para elas.
E o terceiro é baseado na plataforma que desenvolvida para gerenciar as colheitas, que permite vincular qualquer indivíduo, empresa ou organização do mundo ao projeto.
Quando pessoas e empresas decidem tornar-se parceiros, adotar árvores, doá-las ou contribuir de alguma forma para o projeto, entram num caminho de evolução que vai dar a conhecer a situação de vida dos mais vulneráveis, dar-lhe um rosto e uma história vida por cada apoio que dão.
O conteúdo recebido por quem acompanha o Saving the Amazon os capacita como guerreiros do clima, conscientizando-os não apenas da particularidade dos indígenas que apoiam, mas também das lutas que nosso planeta enfrenta em termos de justiça climática, políticas climáticas internacionais, sustentabilidade.